20 de dezembro de 2015

SOLSTÍCIO DE INVERNO CELEBRA-SE EM LEIRIA COM CINEMA

CURTAS - METRAGENS NO DIA MAIS CURTO DO ANO


O Solstício de Inverno que acontece já amanhã, dia 21 de Dezembro, é o dia do ano com menos horas de luz solar e marca a entrada do hemisfério norte na estação mais fria. Este fenómeno astronómico foi o ponto de partida para a criação de um programa mundial -  O Dia Mais Curto - que celebra o formato mais reduzido do cinema: as curtas-metragens. 


Em Portugal, e pelo terceiro ano consecutivo, a organização de "O Dia Mais Curto" está a cargo da Agência de Curta Metragem e do Cineclube do Porto, prevendo-se a exibição de dezenas de curtas-metragens em 24 cidades do país. Leiria é uma das cidades do país que se juntou ao evento, exibindo curtas-metragens de cariz infantil a partir das 15h30, no Teatro Miguel Franco. Os interessados podem consultar aqui a programação do evento. 



16 de dezembro de 2015

Caldas da Rainha projecta candidatura à UNESCO


A Câmara Municipal das Caldas da Rainha quer ser reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa do Artesanato e Arte Popular, estando já a preparar uma candidatura apresentar àquele organismo em 2020. As bases que sustentam a candidatura são o cariz termal da cidade e a sua forte tradição na arte de trabalhar o barro. Em declarações à rádio antena 1, o presidente da câmara das Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira, afirmou que a autarquia está “empenhada num processo de recuperação e afirmação das origens da cidade, quer pelas águas - por se tratar de uma cidade termal - quer pelo barro”. 

A candidatura, a submeter à UNESCO em 2020, será o culminar de várias acções promotoras da criatividade artística que a Câmara Municipal desta cidade irá desenvolver a partir de 2016  e que se repetirá em 2018 e 2020, destacando-se a realização no próximo Verão da "Festa da Cerâmica", uma bienal que integrará diversas iniciativas culturais ligadas à Cerâmica. A autarquia da cidade ambiciona, assim, afirmar as Caldas da Rainha como uma cidade de vocação artística e termal no contexto nacional e internacional.





13 de dezembro de 2015

Óbidos distinguida como "vila literária" pela Unesco

Óbidos é oficialmente uma "vila literária", estatuto que lhe foi reconhecido pela Unesco na passada sexta-feira, em Paris, aquando da divulgação da lista das 47 Cidades Criativas da Literatura. A finalidade desta rede de cidades é a de promover o desenvolvimento social, económico e cultural, tendo como base as indústrias criativas. 

De acordo com o jornal "Observador", Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, disse sentir uma “enorme alegria” e que “esta chancela veio reconhecer Óbidos como uma cidade criativa na literatura”. “Reconhecemos a enorme responsabilidade que é ter um título e um sela com esta importância”. 

Para além do seu valor turístico, histórico e patrimonial, Óbidos passa a ser também reconhecida nacional e internacionalmente por possuir mais de uma dezena de livrarias em locais onde supostamente jamais se comercializariam livros, como é o caso da Igreja de São Tiago que, a pretexto da necessidade de se recuperar aquele espaço religioso, foi transformada em livraria. O projeto “Vila Literária”nasceu em 2011 a partir de uma conjugação de esforços da autarquia e de José Pinho, da editora Ler Devagar, que culminaram agora neste reconhecimento pela Unesco.


A Igreja São Tiago transformada numa das livrarias da "vila literária"



Livraria "Mercado Biológico"


11 de dezembro de 2015

STREET FOOD FESTIVAL EM CALDAS DA RAINHA - A COMIDA JÁ ESTÁ NA RUA



A noite está fria, a cidade está vestida de Natal e há comida deliciosa nas ruas. Começou hoje o festival de Street Food em Caldas da Rainha, com as pessoas a responderem ao convite dos organizadores, saindo para a rua para festejar a comida, apelativamente servida nas carrinhas vintage, artisticamente caracterizadas, muito em voga e bem giras, diga-se em abono da verdade! 
No ar sentem-se os aromas "daqui e d' além mar", que é como quem diz de Portugal e do mundo. Há petiscos bem lusitanos, aos quais lhes são acrescentados mais este ou aquele ingrediente e que fazem a diferença - falo da Bifana, do Prego ou da deliciosamente salgada sandes de presunto e Queijo da Serra. Por mais patriota que possa ser, a comida é uma viagem e, como tal, deixei-me levar por outros cheiros, tentacões de lugares mais longínquos, como as surpreendentes "Piadinas" - um pão espalmado, semelhante ao usado na cozinha Árabe, mas estaladiço e recheado com sabores inesperados, a lembrar sabores mediterrânicos. Para os mais aventureiros atraídos por produtos mais intensos, podem provar os condimentados "Burritos" mexicanos, mas também as famosas "tapas" que nos levam até às animadas ruas de Barcelona.
Passem pela "A tasca Aqui", onde um casal muito simpático serve, entre várias iguarias, um bom pão com presunto de porco "Bísaro" de elevada qualidade e um saboroso vinho alentejano aquecido que nos aconchega alma! Mas há mais, muito mais! Reinventam-se os pastéis, e os hamburgers são imponentes, em tamanho e em sabor. E claro, festival de street food que se preze tem sempre um bom café - "A Brasileira" veio, não trouxe o calor do Sol consigo, mas trouxe um café intenso e fumegante. As Bolas de Berlim e bem açucaradas estão lá para nos fazer "pecar" também o delicado pastel que nos dá fama, a nós portugueses, por esse mundo fora! Sim o Pastel de Nata, obviamente! Toda esta variedade de petiscos está ao dispôr numa só rua, aqui ao lado, na cidade, em Caldas da Rainha. O festival  ainda agora começou, mas está na rua até Domingo. E eu também!








22 de julho de 2015

UMA CALDENSE EM MAIORCA

Postais ilustrados de paraísos maiorquinos


Esta foi a terceira vez que "voei" até Mallorca, uma das mais famosas ilhas espanholas no quente e sossegado mar do Mediterrâneo. Porém, desta vez,  recusei a "movida" alucinante de locais como Magalluf ou El Arenal, no sul da ilha, sobejamente conhecidos e demasiadamente cheios de gente, onde os dias correm agitados e barulhentos, e as noites são frenéticas! 
Escolhi então o norte de Mallorca, mais concretamente a zona de Alcúdia, uma enorme baía de águas quentes e que abraça 7 km de praias de onde não apetece sair jamais. Depois de uma hora e meia de voo de Lisboa até Palma, capital da ilha, ainda foi preciso percorrer cerca de 60 km até à Praia de Muro, onde fiquei hospedada. A escolha não podia ter sido melhor! Para além de ser um local mais calmo, não obstante de estarmos em Julho, Muro é uma praia extensa, salpicada aqui e ali por pinheiros mansos, e banhada por águas quentes, mas mesmo quentes. Tão quentes que não dava para nos refrescarmos. Se a temperatura do ar rondava os 37 graus, a temperatura da água do mar ultrapassava os 25 graus...portanto, se forem até Mallorca nesta altura do ano preparem-se para o calor, dentro e fora de água!  


Praia de Muro, Baia de Alcúdia, norte de Mallorca.









O norte de Maiorca revelou-se um sitio de paisagens paradisíacas, onde a Serra agreste se perde até ao mar, escondendo nas suas escarpas pequenas praias, a que os espanhóis chamam "calas"...algumas dessas calas não são mais que pequenos areais escondidos, cujo acesso só é possível a pé por entre a vegetação das serras. Outras calas, como as que vos mostro a seguir, embora mais frequentadas, não são menos encantadoras, mágicas até, remetendo-nos para o tempo em que piratas e corsários ali se escondiam...

Cala Formentor, um areal à sombra dos pinheiros 








Cala San Vincenç, uma "pequena ilha grega"

Adorei esta pequena praia aconchegada por entre as escarpas, dando cor e vida ao cinzento das rochas. Se eu não soubesse onde estava, diria que estava numa qualquer ilha grega, pelas suas características geológicas, mas também pelo casario branco e as suas esplanadas pitorescas em redor da enseada. Um lugar inesquecível.






Cala Agulla, um refugio deslumbrante

A Cala Agulla é uma das minhas favoritas, obviamente pela sua beleza natural, um tanto ou quanto ofuscada pela presença de tantas pessoas. Mesmo assim, foi possível usufruir do seu mar quente, tão absurdamente consolador quando estamos habituados às aguas frias da nossa costa Atlântica. Para chegar a este areal, é necessário fazer um percurso por entre o pinhal, o que a meu ver lhe confere um ar ainda mais exótico!





6 de julho de 2015

"STREET FOOD" CHEGA A CALDAS DA RAINHA

"MISS VINAGRETTA" - UM NOVO CONCEITO DE COMIDA

"Street food" ou "comida de rua" é uma das tendências mais recentes nas grandes cidades do mundo e da Europa, tal como em Portugal. Em Lisboa não há nada mais "in" e agradável, que "viver a rua", comendo precisamente nas ruas, onde tudo acontece, e onde se encontram excelentes propostas gastronómicas.
Esta nova forma de degustação chega agora também às cidades mais pequenas do nosso país, nomeadamente a Caldas da Rainha, através de um projecto arrojado de "street food", lançado por uma jovem empreendedora, Maria Botas, e que em breve todos reconhecerão como "Miss Vinagretta".
"Miss Vinagretta" irá certamente marcar a diferença no panorama gastronómico local, através da oferta de uma comida saudável, confeccionada na hora, de forma inovadora e com produtos frescos da região. 
"Miss Vinagretta" irá proporcionar aos amantes de boa comida, uma forma de degustação fora das "quatro paredes", dinamizando assim as ruas da cidade. A "Miss Vinagreta" já não se encontra em "banho - Maria", estando já em "ponto de ebulição"...Em breve poderá ser vista e saboreada nas principais ruas das Caldas da Rainha, mas também junto às praias da zona Oeste.


Entretanto, e porque um dos segredos do sucesso "é trabalhar com as pessoas certas", a "Miss Vinagretta" esteve à conversa com o mais famoso dos "tubarões", Tim Vieira, numa conferência de MBA no ISEG, em Lisboa, na passada sexta-feira.


20 de maio de 2015

ARQUITETURA INSPIRADORA

UMA CASA AÇORIANA

Uma ruína foi o ponto de partida para o desenho de uma casa de férias na ilha do Pico. O projecto surgiu da vontade de manter a ruína e pensar uma casa que a valorizasse, que a ela se pudesse moldar e simultaneamente dela tirar partido, oferecendo possibilidades de vivências mais diversas e complexas que a anterior tipologia.
O projecto deu origem a uma casa inspiradora, em perfeito equilíbrio com a natureza envolvente e o oceano atlântico. 


"A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz."
Le Corbusier