A noite está fria, a cidade está vestida de Natal e há comida deliciosa nas ruas. Começou hoje o festival de Street Food em Caldas da Rainha, com as pessoas a responderem ao convite dos organizadores, saindo para a rua para festejar a comida, apelativamente servida nas carrinhas vintage, artisticamente caracterizadas, muito em voga e bem giras, diga-se em abono da verdade!
No ar sentem-se os aromas "daqui e d' além mar", que é como quem diz de Portugal e do mundo. Há petiscos bem lusitanos, aos quais lhes são acrescentados mais este ou aquele ingrediente e que fazem a diferença - falo da Bifana, do Prego ou da deliciosamente salgada sandes de presunto e Queijo da Serra. Por mais patriota que possa ser, a comida é uma viagem e, como tal, deixei-me levar por outros cheiros, tentacões de lugares mais longínquos, como as surpreendentes "Piadinas" - um pão espalmado, semelhante ao usado na cozinha Árabe, mas estaladiço e recheado com sabores inesperados, a lembrar sabores mediterrânicos. Para os mais aventureiros atraídos por produtos mais intensos, podem provar os condimentados "Burritos" mexicanos, mas também as famosas "tapas" que nos levam até às animadas ruas de Barcelona.
Passem pela "A tasca Aqui", onde um casal muito simpático serve, entre várias iguarias, um bom pão com presunto de porco "Bísaro" de elevada qualidade e um saboroso vinho alentejano aquecido que nos aconchega alma! Mas há mais, muito mais! Reinventam-se os pastéis, e os hamburgers são imponentes, em tamanho e em sabor. E claro, festival de street food que se preze tem sempre um bom café - "A Brasileira" veio, não trouxe o calor do Sol consigo, mas trouxe um café intenso e fumegante. As Bolas de Berlim e bem açucaradas estão lá para nos fazer "pecar" também o delicado pastel que nos dá fama, a nós portugueses, por esse mundo fora! Sim o Pastel de Nata, obviamente! Toda esta variedade de petiscos está ao dispôr numa só rua, aqui ao lado, na cidade, em Caldas da Rainha. O festival ainda agora começou, mas está na rua até Domingo. E eu também!
Sem comentários:
Enviar um comentário