24 de fevereiro de 2014

UMA HISTÓRIA DE RECOMEÇOS NA CORNUALHA, INGLATERRA

Num destes dias, em que me deixei deambular pela cidade, entrei numa livraria e comprei mais um livro para a minha pequena biblioteca. 
O título - "Um Instante de Abandono" de Philippe Besson - seduziu-me de imediato! Custou apenas 5 euros, e comprei-o por impulso, apenas levada pela intuição. Pois bem, preço baixo nem sempre significa má qualidade. O livro está divinamente bem escrito, tem a capacidade de nos deixar alheados de tudo em nosso redor e de nos remeter para a atmosfera melancólica do lugar onde toda a história se desenrola. 

"(...) Mas é preciso deixar entrar o mar, o ar do largo, o estrépito das vagas contra contra a falésia, o grito das gaivotas, o fumo do ferry, a sombra das nuvens, a ameaça da chuva. Deixar entrar o exterior, para que não fiquemos sós, ela e eu, nesta intimidade que me mete medo, que é perigosa, que poderá desembocar em desastres.(...)"



A história começa numa pequena cidade de pescadores, triste e cinzenta, pouco frequentada pelos turistas - Falmouth, na zona da Cornualha, no Reino Unido. É Outono. Chove. Um homem regressa e, com ele, é o passado que ressurge. 
Dez anos antes, o homem foi condenado por um crime, talvez o mais imperdoável de todos os crimes. As pessoas não esqueceram. Mas ele não volta para pedir perdão. 
Quer encontrar no mais amargo de si próprio, aquele estado da inocência de que tão violentamente o privaram. Mas será possível alguma vez fazer desaparecer os seus desaparecidos e o tempo de outrora?

Para além de uma história que nos prende do principio ao fim, a leitura deste livro só veio aguçar ainda mais o meu desejo de conhecer a Cornualha, no sul da Inglaterra. Já está na lista das minhas próximas viagens. 
As imagens falam por si!














Sem comentários:

Enviar um comentário