"Ainda me lembro bem,
menina séria não saía,
em casa ao pé da mãe
Da janela o noivo via."
Contam os mais velhos que "antigamente é que era bom", que em tempos idos se namorava à janela e "com muito respeitinho". Pois parece que assim era. A janela devia ser uma espécie de lugar "fetiche", muito desejado pelos casais de outras épocas, pois que essa seria a única forma de mirarem o seu amor. Mudaram-se os tempos, e mudaram também as formas de demonstração de amor! São tantas e de todas as formas que a imaginação é o limite. Considerações à parte, porque hoje é aqui e agora e o Dia dos Namorados está mesmo aí, vou partilhar convosco um programa sugestivo para o Dia de São Valentim, o padroeiro dos enamorados: Que tal um dia inteirinho a namorar à janela? Não, eu não estou a dizer-vos para namorarem como na época dos vossos avós e ficarem de conversazinhas pendurados na janela! Sugiro apenas que escolham um percurso, que embarquem num comboio e que se deixem envolver pelas paisagens de cortar a respiração. Eu explico.
A CP Comboios de Portugal tem ao dispor um programa para o Dia dos Namorados, a meu ver bem giro e diferente. A ideia é que optem por uma das 11 rotas ao dispor e com diversas temáticas - Cultura e Natureza, Festas e Romarias e Sabores e Gastronomia - e cujos preços variam entre os 35 € e os 100 €. Depois, claro, já no interior da carruagem podem namorar à janela enquanto se deleitam com os esplendor das paisagens que irão percorrer.
Para aguçar a vossa curiosidade posso fazer aqui referência a alguns dos percursos disponíveis e que me pareceram mais atractivos. Se a escolha recair sobre o "Comboio Histórico do Douro", podem estar certos que vão recuar no tempo, num comboio centenário ao longo do Rio Douro, percorrendo a distância que vai da Régua ao Tua, e desfrutando de uma das mais belas paisagens de Portugal, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.
Outra das rotas que vos sugiro é a "Rota das Amendoeiras". Não duvido de que seja uma das mais belas paisagens deste país. A primavera ainda não deu sequer um ar de sua graça, mas as amendoeiras já começaram a florescer, e os vales, despidos pelo Inverno, adquirem uma nova roupagem em tons de branco e rosa.
Quem preferir visitas mais culturais, encontra várias rotas
no programa da CP. Como conheço bem Tomar e considero uma cidade que vale a
pena descobrir, aconselho que apanhem o comboio que faz a "Rota de
Tomar". Na cidade do Rio Nabão, podem desvendar alguns dos segredos dos
Templários, visitando o Convento de Cristo, Património Mundial da UNESCO desde
1984, ou calcorrear as ruas do centro histórico de uma cidade que ainda
preserva a sua arquitectura medieval.
Para quem gostou da sugestão e queira saber mais sobre as
restantes 8 rotas, basta aceder ao site da CP Comboios de Portugal. Também
encontram todas as informações relativas a preços e formas de reserva.
Independentemente da forma como irão passar o Dia dos Namorados, o mais
importante é que o aproveitam ao máximo, para que seja verdadeiramente
memorável.