30 de novembro de 2014

INSPIRAÇÃO DE FIM DE SEMANA

A PINTURA NO MUSEU JOSÉ MALHOA


O meu Domingo começou preguiçosamente...depois de um lento acordar disse a mim própria que hoje seria o dia em que, finalmente, iria visitar o Museu José Malhoa. Peguei na máquina fotográfica e sai de casa, apressadamente, em direcção ao Parque D. Carlos I nas Caldas da Rainha, onde se situa o Museu. E ainda bem que o fiz! 
As obras expostas, principalmente as pinturas naturalistas inspiraram-me a alma e saciaram - por hoje - a minha avidez interior pela Arte.

















O Museu José Malhoa possui o maior núcleo reunido de obras do seu patrono e uma importante colecção de pintura e de escultura dos séculos XIX e XX.












26 de novembro de 2014

...DE CASABLANCA PARA LISBOA...FOI HÁ 72 ANOS!

Faz hoje precisamente 72 anos, corria o ano de 1942 e o mundo vivia em plena II Guerra Mundial, que estreava nos Estados Unidos um dos mais emblemáticos e premiados filmes da industria cinematográfica de Hollywood: CASABLANCA.
Quem nunca viu ou ouviu falar deste filme, onde o charme das cenas a preto e branco e a intensidade de sentimentos vividos pelos personagens saltam ao nosso olhar? Eu confesso que amo este filme! 

«We' ll always have Paris»





O filme retrata essencialmente a invasão e ocupação de Paris pela Alemanha Nazi e conta a história de um amor impossível entre Rick Blaine (Humphrey Bogart) Ilsa Lund (Ingrid Bergman) que anos depois de se terem apaixonado em Paris, voltam a encontrar-se na efervescente cidade de Casablanca, em Marrocos. 
Nesta cidade neutral do norte de África, cruzavam-se pessoas de várias procedências, nomeadamente aquelas que pretendiam fugir da perseguição Nazi, para seguirem depois rumo ao neutral Portugal.
O romance termina definitivamente com a partida da bela llsa Lund (Ingrid Bergman) e seu marido Victor Lazlo (Paul Henreid) com destino à emblemática cidade de Lisboa. Esta é, aliás, uma das últimas cenas do filme e também uma das mais marcantes: Rick vê o seu grande amor partir no meio de uma cerrada neblina em direcção ao avião que a levará até Lisboa.


25 de novembro de 2014

INSPIRAÇÃO

ASAS PARA SONHAR

Por vezes as paredes também falam e, neste caso, as borboletas que alguém pintou nesta parede tosca de uma qualquer ruela esquecida, parecem anunciar a chegada de dias mais soalheiros, ainda que longínquos!



22 de novembro de 2014

INSPIRAÇÃO

OUTONO A CORES

«Outono... Rodopiando, as folhas amarelas
Rolam, caem. Viuvez, velhice, desconforto...» 


 



14 de novembro de 2014

MANOEL DE BARROS 1916 / 2014 - O POETA QUE FOI "VAGABUNDO PROFISSIONAL"

A literatura poética é um fascínio para mim. Fascinam-me as palavras, encantam-me os jogos que com elas podemos criar, abisma-se-me o olhar com o que se pode dizer com a poesia e perplexos jazem meus pensamentos perante grandiosas poesias...daquelas que não obedecem a regras gramaticais, daquelas que não ficam estanques, presas a "estilos" instaurados! Assim são os poemas de Manoel de Barros...autênticos "pontapés na gramática".
«Estilo é um modelo anormal de expressão: é estigma», pintou um dia Manoel de Barros no seu "caderninho de rascunhos".

Manoel de Barros faleceu esta semana! Podemos pensar que partiu...mas, na verdade e tal como deixou escrito, ele apenas acabou de chegar.

«Não preciso do fim para chegar».


«A gente nasce, cresce, amadurece, envelhece, morre. Para não morrer, tem que amarrar o tempo no poste. Eis a ciência da poesia: amarrar o tempo no poste».


«Eu queria ser lido pelas pedras. As palavras me escondem sem cuidado. 
Aonde eu não estou as palavras me acham».


EXPOSIÇÃO "LEVA-ME ÀS COSTAS" DE SANDRA RODA NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS - CALDAS DA RAINHA


LEVA-ME ÀS COSTAS!», é o título atribuído ao conjunto de trabalhos de artista plástica Sandra Roda e que irão estar expostos, a partir de amanhã, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha (CCC).A exposição é inaugurada este sábado, dia 15 de Novembro, e vai estar patente ao público até dia 12 de Dezembro. Aberta ao público em geral, esta mostra poderá ser visitada gratuitamente todos os dias entre as 10h00 e as 02H00.



SINOPSE

«A forma emocional excepcional de como nos relacionamos com o espaço, os outros e nós próprios. Acções, reacções, provocações, desenhos, objectos cheios de complicações. Informe-se os implicados que o intento foi roubado. Deram conta?
Desde 2011 que me entreguei a um projecto que denominei de Desabitar ::: Ilustrações do Quotidiano, trata-se de um diário que usa todas as formas que encontra para se exprimir, ocasionalmente alinha-se em apresentações públicas.»

Sandra Roda

P. S - Eu lá estarei com a minha máquina fotográfica e o meu "olhar"... depois conto como foi!

10 de novembro de 2014

INSPIRAÇÃO DO DIA

Se há um projecto no Facebook que me prende ao écran do computador é, sem dúvida, uma página que mais não é do que um álbum fotográfico, criado por Fátima Encarnado, intitulado "Porque nem as paredes da rua são portas fechadas". Neste álbum são publicadas fotografias de frases escritas em paredes, muros, etc., que a autora do projecto vai encontrando pelas ruas deste país. 
Devo dizer que há frases verdadeiramente fantásticas e que fazem jus à veia poética tão característica dos portugueses, outras são um grito de revolta, e ainda outras que são uma tentiva de acordar as consciências. A fotografia que aqui publico foi escolhida de entre várias muito boas, e entendo que muitas de nós já se sentiu assim...