26 de novembro de 2014

...DE CASABLANCA PARA LISBOA...FOI HÁ 72 ANOS!

Faz hoje precisamente 72 anos, corria o ano de 1942 e o mundo vivia em plena II Guerra Mundial, que estreava nos Estados Unidos um dos mais emblemáticos e premiados filmes da industria cinematográfica de Hollywood: CASABLANCA.
Quem nunca viu ou ouviu falar deste filme, onde o charme das cenas a preto e branco e a intensidade de sentimentos vividos pelos personagens saltam ao nosso olhar? Eu confesso que amo este filme! 

«We' ll always have Paris»





O filme retrata essencialmente a invasão e ocupação de Paris pela Alemanha Nazi e conta a história de um amor impossível entre Rick Blaine (Humphrey Bogart) Ilsa Lund (Ingrid Bergman) que anos depois de se terem apaixonado em Paris, voltam a encontrar-se na efervescente cidade de Casablanca, em Marrocos. 
Nesta cidade neutral do norte de África, cruzavam-se pessoas de várias procedências, nomeadamente aquelas que pretendiam fugir da perseguição Nazi, para seguirem depois rumo ao neutral Portugal.
O romance termina definitivamente com a partida da bela llsa Lund (Ingrid Bergman) e seu marido Victor Lazlo (Paul Henreid) com destino à emblemática cidade de Lisboa. Esta é, aliás, uma das últimas cenas do filme e também uma das mais marcantes: Rick vê o seu grande amor partir no meio de uma cerrada neblina em direcção ao avião que a levará até Lisboa.


Sem comentários:

Enviar um comentário