14 de abril de 2014

ABRIL, TÃO INSPIRADOR E LIBERTADOR

Quando este poema foi escrito, Portugal era ainda um país onde «liberdade» era desconhecida, ansiada, desejada, mas tão distante... Quando eu nasci, Portugal estava quase, quase a lançar-se na aventura da liberdade. O sonho de liberdade que então, tal como hoje, comandava a vida estava prestes a concretizar-se por entre ramos de cravos...
"Pedra Filosofal", poema de António Gedeão, é dos mais inspiradores que conheço. Quando o leio penso em todos aqueles que «sonharam» com o libertador «Abril de 74»...

"Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança."




Onde eu nasci, já nos anos 70, a liberdade era inquestionável...mas em Portugal, no país dos meus pais, liberdade era palavra proibida. Anos após «Abril de 74» regressaram ao seu país, mas já não chegaram sós... traziam duas filhas que desconheciam as algemas com que o povo do país dos seus pais tinham vivido durante décadas. 
Os meus pais eram, então, dois jovens que tinham fugido da opressão, dois jovens que foram à procura de uma vida com mais esperança... tal como os jovens de hoje, que partem aos milhares! 
Eu não nasci no «Portugal do antes nem do depois» da «revolução dos cravos», mas vivo no país que os jovens dos anos 70 sonharam: um país livre onde todos pudessem viver em liberdade e onde o direito a uma vida condigna fosse uma garantia. Hoje, mais do que nunca, é preciso que os ideais que estiveram na base da revolução do 25 de Abril de 1974 renasçam dentro de cada um de nós...



Pedra Filosofal


Eles não sabem que o sonho

é uma constante da vida

tão concreta e definida

como outra coisa qualquer,

como esta pedra cinzenta

em que me sento e descanso,

como este ribeiro manso

em serenos sobressaltos,

como estes pinheiros altos

que em verde e oiro se agitam,

como estas aves que gritam

em bebedeiras de azul.



eles não sabem que o sonho

é vinho, é espuma, é fermento,

bichinho alácre e sedento,

de focinho pontiagudo,

que fossa através de tudo

num perpétuo movimento.



Eles não sabem que o sonho

é tela, é cor, é pincel,

base, fuste, capitel,

arco em ogiva, vitral,

pináculo de catedral,

contraponto, sinfonia,

máscara grega, magia,

que é retorta de alquimista,

mapa do mundo distante,

rosa-dos-ventos, Infante,

caravela quinhentista,

que é cabo da Boa Esperança,

ouro, canela, marfim,

florete de espadachim,

bastidor, passo de dança,

Colombina e Arlequim,

passarola voadora,

pára-raios, locomotiva,

barco de proa festiva,

alto-forno, geradora,

cisão do átomo, radar,

ultra-som, televisão,

desembarque em foguetão

na superfície lunar.



Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança.



In Movimento Perpétuo, 1956

FRAGMENTOS DO FIM DE SEMANA










13 de abril de 2014

DUAS LIVRARIAS MUITO ESPECIAIS

Hoje falo-vos de um projecto que eu admiro: «Vila Literária de Óbidos», onde se incluem duas livrarias muito especiais e que eu visitei este sábado pela 5.ª ou 6.ª vez, já nem sei! Provavelmente também já conhecem... acredito que não será novidade para a maioria das pessoas. Afinal, Óbidos é daqueles locais que é obrigatório visitar e todos nós já o fizemos, pelo menos uma vez na vida! Eu costumo «perder-me» pelas suas ruelas estreitas inúmeras vezes... gosto da atmosfera mística que lá se respira, do passado Histórico que cada esquina e cada pedra da calçada escondem. 


UMA IGREJA TRANSFORMADA EM LIVRARIA

O Projecto da Vila Literária de Óbidos foi criado pela Ler Devagar em parceria com o Município de Óbidos, visando a promoção "da cultura da escrita e da leitura em actividades como festivais, apresentações, encontros, representações, projecções, concertos, sessões de leitura e de escrita".
Da Vila Literária de Óbidos fazem parte já vários espaços dedicados à comercialização de livros, dos quais eu destaco a Livraria de Santiago e o Mercado Biológico. Ambos os espaços têm particularidades interessantes. 

A Livraria Santiago tem a particularidade de funcionar na Igreja de São Tiago. Ora aqui está uma feliz ideia! A pretexto da reabilitação deste templo que remonta ao século XII, outrora local de culto católico e que esteve vários anos encerrado, nasceu então uma livraria. Saiba mais aqui: http://vilaliteraria.com/pt/


 Imagem via: Vila Literária Óbidos




Gosto do altar com livros...é mais fácil «adorar» livros que imagens de madeira!






LIVROS E PRODUTOS BIOLÓGICOS - SÓ COISAS BOAS PARA A SAÚDE

Dá gosto visitar e permanecer nesta livraria. Para além de livros, muitos deles raros, livros de Alfarrabista e livros de Viagens, o espaço é também um mercado onde podemos adquirir os mais variados produtos biológicos. Legumes, frutas, ervas aromáticas, chás, compotas, mel, azeite e vinhos.









10 de abril de 2014

INSPIRAÇÃO DO DIA

VIVA O CALOR DO SOL 

Hoje esteve uma tarde fantástica. O sol brilhou, aqueceu, e eu não resisti a um gelado bem doce na companhia de uma amiga de longa data...fica a fotografia do nosso pecado.


9 de abril de 2014

NOIVAS DE ABRIL

Podemos dizer que está aberta a temporada dos casamentos! É claro que os casamentos acontecem durante todo o ano, porém, a partir da primavera é quando eles acontecem com mais frequência. O bom tempo, os dias grandes e solarangos e o desabrochar das flores confere a esta época uma atmosfera mais romântica, mais convidativa a promessas de amor eterno, a enlaces matrimoniais. 


Adoro vestidos de noivas... gosto dos tradicionais, que incluem um véu comprido e grinalda com flores de laranjeira. Mas também gosto dos que fogem aos modelos «normais» e se evidenciam pela sua originalidade, sem esquecerem a nobreza dos tecidos, dos adornos, a sumptuosidade. Sim, os vestidos de noiva, mesmo os mais simples, têm que ser sumptuosos. Afinal, é o dia mais especial das nossas vidas.

Vestido VALENTINO

Vestido feito de cetim e chiffon, com cercadura, ANTONIO BERARDI

Vestido branco acolchoado organza e algodão ERDEM

Vestido de tule e seda, BLUMARINE

Vestido de tule e seda cinto bordado com lantejoulas, SOPHIA KOKOSALAKI

Vestido de tule e cetim, ROCHAS

Vestido de tule com bordados e miçangas, saia viscose todos SOPHIA KOKOSALAKI

Vestido de seda, tule e renda, SOPHIA KOKOSALAKI

Vestido de seda, SOPHIA KOKOSALAKI

Vestido de seda, com cercadura, MEADHAM KIRCHHOFF

Vestido de seda, bordado com pérolas, strass e lantejoulas, VALENTIN YUDASHKIN

Vestido de seda, bordado com pérolas, strass e lantejoulas, VALENTIN YUDASHKIN

Vestido de organza, tule e seda, bordado com cristais e lantejoulas, ELIE SAAB

Organza Vestido, ERMANO SCERVINO

Vestido de seda bordado com lantejoulas RALPH LAUREN


Imagens via VOGUE RUSSIA


8 de abril de 2014

INSPIRAÇÃO DO DIA - PINTURA NATURALISTA

A Fundação Millennium bcp expõe até dia 31 de Maio, no Centro Cultural das Caldas da Rainha, a sua colecção de pintura naturalista portuguesa. Uma exposição com obras magnificas de pintores portugueses, que se inspiraram no campo, nas paisagens marítimas e ribeirinhas, em pessoas reais e nos momentos do quotidiano. Olhares que ficaram registados nas telas e que podem agora ser contemplados gratuitamente. A não perder!


7 de abril de 2014

«UMA CASA SEM LIVROS É UMA CASA SEM ALMA...»

A decoração é uma paixão. Sempre que possível, folheio as revistas da especialidade em papel ou online, percorro desenfreadamente blogues que se dedicam à decoração de interiores, com o intuito de ir «beber» novas ideias. Gosto de casas onde existam espaços para os livros. Um local com livros (para ler e não apenas para efeito decorativo) numa casa confere-lhe um ambiente mais acolhedor, dá-lhe uma identidade, reflecte a personalidade das pessoas que a habitam.
Não é preciso ter uma estante própria para o efeito, basta um cantinho, uma mesa, uma caixa, uma simples prateleira onde se possam guardar alguns livros...nem que sejam apenas meia dúzia. Existem ideias bem originais que se podem adquirir facilmente, ou mesmo fazer em casa com a finalidade de guardar livros. Porque é bem verdade que «uma casa sem livros é uma casa sem alma».





















Existe um blogue que é deveras inspirador, no que toca a dicas de decoração e que acompanho quase diariamente, como um vicio! As imagens que acabaram de ver foram obtidas a partir desse blogue, cujo endereço aqui vos deixo: desiretoinspire.net  .