3 de abril de 2014

«JÓIAS» EM BARRO NO MUSEU DA CERÂMICA

Visitei recentemente o Museu da Cerâmica, um dos inúmeros museus existentes em Caldas da Rainha, a cidade que há um ano escolhi para viver. Devo dizer que adorei a experiência, uma vez que este era um dos espaços culturais que constava na minha lista de locais a conhecer. 


O Museu possui um espólio vasto e riquíssimo, onde figuram peças incrivelmente criativas. O que eu não daria por ter várias daquelas peças em minha casa! De todos os autores representados, a minha preferência vai para Rafael Bordalo Pinheiro. Figura incontornável da cerâmica portuguesa, Rafael Bordalo Pinheiro foi um artista exímio a trabalhar a cerâmica dando-lhe formas indubitavelmente criativas e originais. 



 "Manguito" é uma das obras mais conhecidas de Rafael Bordalo Pinheiro.




Esta peça, «Fruteira com Libélulas», constitui uma peça com claras influências de «Arte-Nova» e é das que mais gosto. Parece uma jóia real!


Criado oficialmente em 1983, o Museu da Cerâmica funciona no antigo Palacete do Visconde de Sacavém, rodeado de jardins e lagos. Um lugar bucólico, romântico, que parece parado no tempo, ou saído de um livro do século XIX. O Palacete foi mandado edificar na década de 1890 pelo 2º Visconde de Sacavém, José Joaquim Pinto da Silva (1863-1928), coleccionador, ceramista e importante mecenas dos cerâmicos caldenses.








O Museu da Cerâmica pode ser visitado de Terça a Domingo das 10H00 às 12h30 e das 14H00 às 17H00. Um espaço que merece a vossa visita!


Sem comentários:

Enviar um comentário