10 de dezembro de 2014

A MULHER QUE OUSOU "INVADIR" O MUNDO DE HOMENS

Se ainda hoje existem muitos preconceitos em relação à capacidade das mulheres para realizarem actividades normalmente desempenhadas por homens, imaginem como seria na década de 60 do século passado, por exemplo.

Hoje quero partilhar convosco (aos que perdem tempo a ler-me) a história de uma mulher que em 1967 ousou quebrar todas as regras, "invadindo" o mundo dos homens. 
A famosa Maratona de Boston foi durante largos anos uma prova desportiva onde apenas os homens podiam participar. Mas eis que em 1967 uma mulher, Kathrine Switzer se atreveu a correr sem permissão na Maratona de Boston, e apesar de os organizadores terem tentado impedi-la - como poderão ver nas fotos - , ela conseguiu acabar a prova tornando-se a primeira mulher a fazer a Maratona.
Para mim ela é verdadeira inspiração, um exemplo de coragem e determinação que, à semelhança de muitas outras, tiveram a "ousadia" de ir contra preconceitos instalados, deixando assim o seu nome gravado na História. 

«Eu não estava tentando me esconder de maneira nenhuma, pelo contrário, eu estava tão orgulhosa de mim mesma que usava até batom»

Kathrine Switzer


Ao longo da sua carreira, Kathrine participou em 35 maratonas, criou programas desportivos para mulheres em 27 países, e ainda hoje viaja pelo mundo promovendo corridas e caminhadas femininas. As memórias de sua vida dedicada ao desporto feminino estão registadas num livro que escreveu: «Marathon Woman»

Sem comentários:

Enviar um comentário