O Prémio Pritzker 2014, galardão que é considerado o "Nobel da Arquitetura", foi atribuído a Shigeru Ban, um arquiteto japonês . O prémio foi anunciado em Chicago por Tom Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, que desde 1979 atribui este prémio, e que na edição deste ano pretendeu destacar o trabalho humanitário de um profissional que é um "caso raro no terreno da arquitetura".
Ban tem uma obra vasta, onde se incluem projectos comerciais, industrais, culturais, habitacionais, académicos, entre muitos outros. Porém, tornou-se mais conhecido pela construção de abrigos para as vítimas de catástrofes naturais ou de violência e a utilização de estruturas em papelão, razão pela qual a Fundação Hyatt destaca a "elegância e criatividade" da obra do arquiteto.
Quinta Botânica, Algarve, Portugal
Pavilhão Japonês, Expo 2000, Hannover, Alemanha, inteiramente construído
com tubos de papelão.
VILLA VISTA- Weligama, Sri Lanka, 2010
Yakushima Takatsuka Lodge - Japão
A cerimónia de entrega do "Prémio Pritzker" será em Junho em Rijksmuseum, Amesterdão, na Holanda. De acordo com o site oficial da Fundação Hyatt, "este ano, se a meteorologia permitir, a cerimónia decorrerá ao ar livre e será gratuitamente aberto ao público".
Convém não esquecer que em 2011, também o arquiteto português Eduardo Souto Moura foi galardoado com o prémio Pritzker. Na ocasião, o júri caracterizou a obra de Souto Moura como um "trabalho que é do nosso tempo mas que também tem ecos da arquitetura tradicional".
Nascido em 1952, no Porto, Eduardo Souto Moura é o segundo arquitecto português a receber esta distinção, depois de Álvaro Siza Vieira ter vencido em 1992. Dois grandes arquitetos, dois grandes vencedores, que nos deixam a todos muito orgulhosos!