31 de março de 2014

PRIMAVERA EM PARIS

Não resisti à beleza das fotografias captadas em Paris, retratando uma primavera que parece ter chegado a certos países europeus, excepto a este pequeno pedaço de terra à beira mar plantado...



Fotos via: Cocorosa

30 de março de 2014

ARTE - «ALIMENTO PARA A ALMA»

Se não tivesse enveredado pela área do Jornalismo, teria optado pelas Belas Artes ou pelas Artes Dramáticas... desde muito nova que sempre tive uma paixão pela representação, pela dança, pela pintura, mas acima de tudo pelo desenho. Desde muito cedo que revelei algum «jeito» para desenhar, principalmente a figura humana, rostos de pessoas. 
Talvez por não ter limado esta inclinação pela expressão artística, seja constante um sentimento de «vazio criativo» dentro de mim. Um vazio que procuro colmatar consumindo arte na sua múltipla diversidade: exposições, teatro, cinema, espectáculos, livros, música, enfim, todo o tipo de expressão artística que me sacie. 


PROJECTO "PANACEIA" EXPÕE NO ESPAÇO CONCAS

Na passada quinta - feira, dia 27 de Março, estive na inauguração de uma exposição de Artes Plásticas, no Espaço Concas, no Centro de Artes das Caldas da Rainha. Patente ao público todos os dias e até ao dia 27 de Abril, a exposição surge no âmbito do Projecto Panaceia e dá a conhecer um conjunto de trabalhos de pintura e escultura de Carlos Alexandre Rodrigues, Carlos Menino e João Gabriel Pereira, alunos de mestrado em Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design.


Das obras de João Gabriel Pereira, destaco a suavidade e a leveza presentes na sua pintura: "uma pintura de suaves vestígios e suaves tons construída por "defeito", sem nenhum excesso". Nas obras expostas, podemos sentir as "vivências do quotidiano" que João Gabriel Pereira "faz questão de assumir". 





Em oposição a um certo "intimismo" que se vislumbra na pintura de João Gabriel Pereira, deparamos-nos com a objectividade do trabalho de Carlos Alexandre Rodrigues. Objectividade essa que "resulta numa (ambígua) presença sensível". Assente em composições mínimas, a sua pintura "adquire um lado delicado e pobre", mas nem por isso menos "rica" do ponto de vista da criatividade e da técnica.






A madeira enquanto matéria - prima transformada já em peças de mobiliário, assume papel principal na obra do artista plástico Carlos Menino. Podemos dizer que ele se apropria de simples objectos do quotidiano para lhes atribuir outra "roupagem", outra perspectiva, outra finalidade. "Os objectos, os quotidianos e os domésticos (...), são hoje um "médium" igual a qualquer outro na prática da arte. Isto é, configuram um conjunto de possibilidades estéticas (...). Mas tudo depende do "trabalho" artístico que se lhes impõe."




O artista Carlos Menino, é o autor dos trabalhos em madeira expostos na exposição. 

Exposição - Artes Plásticas
Carlos Alexandre Rodrigues| Carlos Menino | João Gabriel Pereira
Local: Centro de Artes de Caldas da Rainha - Espaço Concas
27 de Março a 27 de Abril de 2014
Terça-feira a Domingo das 9h00 às 13h00 e das 14h às 18h00
Encerra aos feriados

O Espaço Concas, onde decorre a exposição em causa, é um núcleo museológico que foi criado como homenagem à pintora Maria da Conceição Nunes - mais conhecida por Concas. Maria da Conceição Nunes integrou o “Grupo Seis”, constituído por vários artistas e que esteve na génese da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.





29 de março de 2014

SÁBADO À NOITE COM PEDRO ABRUNHOSA


Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC) recebe hoje à noite o concerto de Pedro Abrunhosa. Não há desculpas para não assistir àquele que será um grande momento musical... a não ser o facto de que os bilhetes esgotaram há mais de duas semanas! Não fosse, então, este «pequeno» contratempo, ir ao concerto de Pedro Abrunhosa seria a minha inspiração de fim de semana. Quem, como eu, deixou para hoje a aquisição dos ingressos, deverá estar igualmente decepcionado.


"O senhor do Adeus", um dos novos temas que integra o álbum "Contramão" e do qual eu gosto particularmente fala do já falecido "senhor do Adeus" que todos conhecíamos da Praça do Saldanha... a canção diz assim: 


«(...) Vem ver-me esta noite se a solidão deixar, aponta-me os faróis, depois vem devagar. Acena-me um Adeus com um lençol de jasmim, um abraço intocado, sê um louco a meu lado, olha para dentro de mim! Sou estátua de pele e de sonhos,o príncipe feliz do Saldanha, escondo andorinhas no peito, o coração é de quem o apanha. Adeus, Adeus(...)».

Desde a edição do álbum "Viagens", há já cerca de 20 anos, que sou fã deste grande senhor da música portuguesa! "Contramão" é o 7.º disco de estúdio de Pedro Abrunhosa, o sucessor do multi-platinado "Longe". Temas como "Toma Conta de Mim""Voámos em Contramão", ou "Quero ir para os Braços de Minha Mãe" são já sobejamente conhecidos do público.  
O que mais me toca são as palavras, as letras que compõem as suas canções. A sua capacidade de se expressar através da poesia que tornam tão eloquentes os seus temas... confesso que todas as letras das suas canções, de uma maneira ou de outra, conseguem ser o reflexo de muitas das emoções que sinto, de muitos dos acontecimentos que vivo... adoro! 


"Para mim, um Disco é cada vez mais um Livro, uma narrativa contínua de histórias desencontradas que se reencontram na Música que escrevo, de personagens, por vezes atormentadas, outras felizes, de sentimentos de perda ou de conquista que acabam por ser comuns a muitos de nós", afirma Pedro Abrunhosa na página do seu site oficial.

27 de março de 2014

O MAIS BELO TEATRO DE PORTUGAL

Tendo como mote a comemoração do Dia Mundial do Teatro, que se assinala hoje dia 27, achei por bem fazer aqui referencia ao mais belo e mítico teatro em Portugal: 






O teatro foi inaugurado a 13 de Abril de 1846, durante as festividades do aniversário da Rainha D. Maria II, com o drama histórico «O magriço e os Doze de Inglaterra», um original de Jacinto Heliodoro de Faria Aguiar de Loureiro.
Após a implantação do regime republicano, foi classificado como imóvel de interesse público pelo Decreto nº 15 962, 17 de Dezembro de 1928, com a designação de Teatro Nacional Almeida Garrett. 
Reabriu ao publico em 1978. Em Março de 2004, passou a denominar-se Teatro Nacional de D. Maria II. Em 2012, o teatro foi reclassificado como monumento nacional. A reclassificação foi publicada em Diário da República no dia 10 de Julho de 2012.


Não obstante da beleza das fotografias actuais, a nostalgia que impregna as imagens captadas há muitos anos atrás é deveras inspiradora, cativante mesmo, eu diria. Por gostar e achar que as fotografias a preto e branco captam uma alma que as imagens a cor escondem, aqui ficam algumas memórias.





INSPIRAÇÃO DO DIA - LOUIS VUITTON 2014

São imagens como as que se seguem, que me fazem apreciar a criatividade e profissionalismo inerentes a grandes marcas da Moda Internacional. 
Não se limitam a criar peças de vestuário que deixam qualquer mulher a «salivar»! Não! Depois de fazerem magia na concepção das suas peças, sejam de vestuário, de calçado, de acessórios ou de jóias, revelam-nos toda a sua obra através de editoriais magníficos. Neste caso, falo-vos de um editorial da Louis Vuitton que alia a beleza das suas criações à imponência das paisagens africanas. Impossível não gostar! 





26 de março de 2014

BEYONCÉ CANTA EM LISBOA E APOIA INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS

A cantora Beyoncé actua hoje e amanhã (dias 26 e 27 de Março), no Meo Arena em Lisboa. Já todos sabem! O que, eventualmente, poderão não saber é que esta artista irá apoiar seis instituições de solidariedade social durante a sua tour europeia, que arrancou a 20 de Fevereiro. Portugal é um dos países seleccionados e a Casa do Gaiato receberá os donativos angariados durante os dois dias de espectáculo no Meo Arena.


A acção insere-se na iniciativa BeyGOOD, projecto da artista que visa apoiar pessoas sem-abrigo, crianças gravemente doentes e cidadãos que necessitam de formação profissional e de apoio na procura de emprego beneficiando de doações monetárias e de vestuário.
A BeyGOOD vai angariar fundos em seis associações europeias, nomeadamente na Irlanda, Alemanha, Holanda, Bélgica, Espanha e Portugal.
Os fãs que pretendem fazer parte do movimento BeyGood deverão fazer uma doação nos dias dos concertos.


A cantora norte-americana Beyoncé é uma das mais festejadas celebridades pop e esta é a terceira vez que actua em solo português.


DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE - SABE E FAZ BEM


Celebra-se hoje, dia 26 de Março, o Dia Mundial do Chocolate... aquele ingrediente que nos sabe tão bem, tão usado em inúmeras sobremesas de «comer e chorar por mais», e que normalmente nos deixa com um certo «peso na consciência» quando o ingerimos... Pois, mas a verdade é que o chocolate tem propriedades que fazem bem à nossa saúde, principalmente, se tiver na sua composição mais de 70% de cacau e se a quantidade ingerida for de apenas um a dois «quadradinhos» por dia.
Existem alguns mitos na nossa sociedade sobre este produto que era já consumido pela antiga civilização Asteca. 



Eis 10 coisas sobre o chocolate que talvez ainda não saiba:



1- Chocolate é um termo grego que significa “alimento dos Deuses” mas começou por se chamar “Theobroma”. 


2- A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau. O país africano cultiva o equivalente a 32% da produção mundial.


3- Diz-se que a primeira chocólatra do mundo foi a princesa espanhola Ana de Áustria. No início do século XVII, o chocolate ainda era somente uma bebida à base de cacau mas a princesa não passava um dia sem a sua dose e é considerada a responsável pela chegada do chocolate à França.


4- Na Europa do século XVI, o chocolate era recomendado como remédio para curar febres, aliviar dores de estômago e refrescar o corpo nos dias quentes.


5- O chocolate branco não é chocolate de verdade! É feito com a manteiga do cacau misturada com leite e açúcar.


6- Na Suíça, cada cidadão consume em média 10kg de chocolate por ano. 


7- O chocolate estimula a produção de hormonas semelhantes às que são produzidas quando estamos apaixonados. Ele ajuda no combate à depressão, à hipertensão, aos tumores e ao stress.


8- Chocolate já foi mais valioso que o ouro e a prata no império Asteca.


9- Foi em 1875, que o suiço Henri Nestlé juntamente com Daniel Peter desenvolveu o primeiro chocolate ao leite da história.


10- Guardar o chocolate no frigorífico corta o brilho e mata o sabor.


25 de março de 2014

ARQUITETO JAPONÊS VENCE PRÉMIO PRITZKER 2014

O  Prémio Pritzker 2014, galardão que é considerado o "Nobel da Arquitetura", foi atribuído a Shigeru Ban, um arquiteto japonês . O prémio foi anunciado em Chicago por Tom Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, que desde 1979 atribui este prémio, e que na edição deste ano pretendeu destacar o trabalho humanitário de um profissional que é um "caso raro no terreno da arquitetura".


Ban tem uma obra vasta, onde se incluem projectos comerciais, industrais, culturais, habitacionais, académicos, entre muitos outros. Porém, tornou-se mais conhecido pela construção de abrigos para as vítimas de catástrofes naturais ou de violência e a utilização de estruturas em papelão, razão pela qual a Fundação Hyatt destaca a "elegância e criatividade" da obra do arquiteto.

Seguem-se imagens de alguns trabalhos deste arquiteto, que também podem ser vistos aqui.

Quinta Botânica, Algarve, Portugal


Pavilhão Japonês, Expo 2000, Hannover, Alemanha, inteiramente construído 
com tubos de papelão.


VILLA VISTA- Weligama, Sri Lanka, 2010





Yakushima Takatsuka Lodge - Japão



A cerimónia de entrega do "Prémio Pritzker" será em Junho em Rijksmuseum, Amesterdão, na Holanda. De acordo com o site oficial da Fundação Hyatt, "este ano, se a meteorologia permitir, a cerimónia decorrerá ao ar livre e será gratuitamente aberto ao público". 

Convém não esquecer que em 2011, também o arquiteto português Eduardo Souto Moura foi galardoado com o prémio Pritzker. Na ocasião, o júri caracterizou a obra de Souto Moura como um "trabalho que é do nosso tempo mas que também tem ecos da arquitetura tradicional". 


Nascido em 1952, no Porto, Eduardo Souto Moura é o segundo arquitecto português a receber esta distinção, depois de Álvaro Siza Vieira ter vencido em 1992. Dois grandes arquitetos, dois grandes vencedores, que nos deixam a todos muito orgulhosos!

MERCEDES APRESENTA DUAS NOVAS ESTRELAS

Eu gosto de "motores", isso é sabido... de alta cilindrada de preferência! E se forem da mítica marca Mercedes, melhor ainda! Como tal, não podia deixar de estar presente no evento de lançamento do mais recente modelo da Mercedes-Benz, o novo GLA e o tão aguardado e distinto novo Classe C, que teve lugar no passado dia 15 de Março, nas instalações da Tec-Atlantica, em Caldas da Rainha.




Ambos os modelos são o expoente máximo da tecnologia automóvel alemã. Para mim, um modelo Mercedes é perfeito, pois alia num só veículo, segurança, estabilidade, conforto, design e muito estilo! Os dois modelos apresentados são absolutamente atraentes, eu diria de «cortar a respiração», mas a minha preferência vai para o novíssimo GLA.




Uma noite que, para além das «novas estrelas da Mercedes», contou ainda com a actuação da igualmente «brilhante» Rita Guerra, bem conhecida no panorama musical português. Foi a primeira vez que a ouvi ao vivo e devo dizer que ela tem mesmo uma voz estrondosamente bela! 




Foi uma noite muito agradável, com gente e bonita e bem disposta.