O Prémio Pritzker 2014, galardão que é considerado o "Nobel da Arquitetura", foi atribuído a Shigeru Ban, um arquiteto japonês . O prémio foi anunciado em Chicago por Tom Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, que desde 1979 atribui este prémio, e que na edição deste ano pretendeu destacar o trabalho humanitário de um profissional que é um "caso raro no terreno da arquitetura".
Ban tem uma obra vasta, onde se incluem projectos comerciais, industrais, culturais, habitacionais, académicos, entre muitos outros. Porém, tornou-se mais conhecido pela construção de abrigos para as vítimas de catástrofes naturais ou de violência e a utilização de estruturas em papelão, razão pela qual a Fundação Hyatt destaca a "elegância e criatividade" da obra do arquiteto.
Seguem-se imagens de alguns trabalhos deste arquiteto, que também podem ser vistos aqui.
Quinta Botânica, Algarve, Portugal
Pavilhão Japonês, Expo 2000, Hannover, Alemanha, inteiramente construído
com tubos de papelão.
com tubos de papelão.
VILLA VISTA- Weligama, Sri Lanka, 2010
Yakushima Takatsuka Lodge - Japão
A cerimónia de entrega do "Prémio Pritzker" será em Junho em Rijksmuseum, Amesterdão, na Holanda. De acordo com o site oficial da Fundação Hyatt, "este ano, se a meteorologia permitir, a cerimónia decorrerá ao ar livre e será gratuitamente aberto ao público".
Convém não esquecer que em 2011, também o arquiteto português Eduardo Souto Moura foi galardoado com o prémio Pritzker. Na ocasião, o júri caracterizou a obra de Souto Moura como um "trabalho que é do nosso tempo mas que também tem ecos da arquitetura tradicional".
Nascido em 1952, no Porto, Eduardo Souto Moura é o segundo arquitecto português a receber esta distinção, depois de Álvaro Siza Vieira ter vencido em 1992. Dois grandes arquitetos, dois grandes vencedores, que nos deixam a todos muito orgulhosos!
Sem comentários:
Enviar um comentário