Se não tivesse enveredado pela área do Jornalismo, teria optado pelas Belas Artes ou pelas Artes Dramáticas... desde muito nova que sempre tive uma paixão pela representação, pela dança, pela pintura, mas acima de tudo pelo desenho. Desde muito cedo que revelei algum «jeito» para desenhar, principalmente a figura humana, rostos de pessoas.
Talvez por não ter limado esta inclinação pela expressão artística, seja constante um sentimento de «vazio criativo» dentro de mim. Um vazio que procuro colmatar consumindo arte na sua múltipla diversidade: exposições, teatro, cinema, espectáculos, livros, música, enfim, todo o tipo de expressão artística que me sacie.
PROJECTO "PANACEIA" EXPÕE NO ESPAÇO CONCAS
Na passada quinta - feira, dia 27 de Março, estive na inauguração de uma exposição de Artes Plásticas, no Espaço Concas, no Centro de Artes das Caldas da Rainha. Patente ao público todos os dias e até ao dia 27 de Abril, a exposição surge no âmbito do Projecto Panaceia e dá a conhecer um conjunto de trabalhos de pintura e escultura de Carlos Alexandre Rodrigues, Carlos Menino e João Gabriel Pereira, alunos de mestrado em Artes Plásticas da Escola Superior de Artes e Design.
Das obras de João Gabriel Pereira, destaco a suavidade e a leveza presentes na sua pintura: "uma pintura de suaves vestígios e suaves tons construída por "defeito", sem nenhum excesso". Nas obras expostas, podemos sentir as "vivências do quotidiano" que João Gabriel Pereira "faz questão de assumir".
Em oposição a um certo "intimismo" que se vislumbra na pintura de João Gabriel Pereira, deparamos-nos com a objectividade do trabalho de Carlos Alexandre Rodrigues. Objectividade essa que "resulta numa (ambígua) presença sensível". Assente em composições mínimas, a sua pintura "adquire um lado delicado e pobre", mas nem por isso menos "rica" do ponto de vista da criatividade e da técnica.
A madeira enquanto matéria - prima transformada já em peças de mobiliário, assume papel principal na obra do artista plástico Carlos Menino. Podemos dizer que ele se apropria de simples objectos do quotidiano para lhes atribuir outra "roupagem", outra perspectiva, outra finalidade. "Os objectos, os quotidianos e os domésticos (...), são hoje um "médium" igual a qualquer outro na prática da arte. Isto é, configuram um conjunto de possibilidades estéticas (...). Mas tudo depende do "trabalho" artístico que se lhes impõe."
O artista Carlos Menino, é o autor dos trabalhos em madeira expostos na exposição.
Exposição - Artes Plásticas
Carlos Alexandre Rodrigues| Carlos Menino | João Gabriel Pereira
Local: Centro de Artes de Caldas da Rainha - Espaço Concas
27 de Março a 27 de Abril de 2014
Terça-feira a Domingo das 9h00 às 13h00 e das 14h às 18h00
Encerra aos feriados
O Espaço Concas, onde decorre a exposição em causa, é um núcleo museológico que foi criado como homenagem à pintora Maria da Conceição Nunes - mais conhecida por Concas. Maria da Conceição Nunes integrou o “Grupo Seis”, constituído por vários artistas e que esteve na génese da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.
Sem comentários:
Enviar um comentário